Quem ganha com a fusão da REFER com as Estradas de Portugal?

image001O governo avançou com a informação indicativa de que a fusão da REFER com as Estradas de Portugal, vai ser uma realidade a breve prazo.

Este anúncio não tem sido acompanhado de nenhuma informação concreta sobre os ganhos que o País terá e, no concreto, as implicações que isso terá no sistema ferroviário, que tem particularidades que não são comuns com outras empresas.

Esta é uma medida que terá um forte impacto na REFER empresa gestora das infraestruturas ferroviárias e que tem, também, o controlo da circulação ferroviária.

Hoje a REFER é um vasto conjunto de empresas, pelo que se coloca, desde logo, a questão de saber se isso implica, por sua vez, a privatização das mesmas – REFER Telecom; REFER Património; REFER Engenering?..

Por outro lado, sendo o controlo de circulação ferroviária, algo que é uma função muito específica da REFER, como isso se enquadra no âmbito da fusão? Ou vai ser aproveitada a oportunidade para proceder à sua privatização?

Desde 1992 que se assiste a um processo de pulverização da CP, com o argumento, por parte dos governos, que é o melhor para o sistema ferroviário e, foi nesse processo que teve a origem a REFER. No entanto agora vem este governo, sem justificar como e porquê, avançar para um processo de concentração de empresas diversas, argumentando que isso é o melhor.

Ora, isto acontece, porque acima de tudo o governo não age na base dos interesses nacionais, mas sim na base dos interesses das empresas e grupos económicos que o suportam e apoiam.

O Sindicato da FECTRANS no sector, o SNTSF, vai promover no dia 15 de Abril, pelas 10h, na sede do Clube Ferroviário, em Santa Apolónia – Lisboa, uma reunião de dirigentes e delegados sindicais, para a qual convidou todas as restantes estruturas representativas dos trabalhadores da REFER – Sindicatos e Comissão e Sub-Comissões de Trabalhadores – para em conjunto se analisar a resposta dos trabalhadores a uma medida que, terá um forte impacto na sua vida.

Entretanto o Sindicato solicitou uma reunião à Administração da REFER para discutir esta matéria.

FECTRANSFederação de Sindicatos de Transportes e Comunicações * CGTP-IN

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s